sábado, 24 de março de 2012

Professor Harold Kroto na UFV




A partir de uma iniciativa do Departamento de Química, a UFV orgulhosamente recepcionou o Prof. Harold Kroto como parte da política de política de interagir com pesquisadores renomados do Brasil e do exterior, além de fazer parte das atividades comemorativas do Ano Internacional da Química. Harry, cuja carreira foi marcada por descobertas desde a molécula cianoacetileno até o complexo C60, com indiscutível franqueza, deixou perplexo quem assistiu às duas palestras do dia 23 de novembro de 2011. A primeira palestra foi realizada no final da manhã, no auditório do Departamento de Engenharia Florestal. Ele discorreu sobre “Carbon in Nano and Outer Space”, tendo como público estudantes e pesquisadores de Universidades e demais interessados. À tarde, o professor Harry Kroto falou para numeroso grupo de secundaristas, especialmente estudantes do Colégio de Aplicação (Coluni), que lotaram o Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino. O tema da palestra foi "Science and Society in The 21st Century”. Nas duas ocasiões, demonstrou grande poder de comunicação, fazendo-se compreender pelo público, superando facilmente a barreira da língua. De forma muito criativa, soube conciliar a ciência com as diversas atividades do cotidiano das pessoas, sempre dando ênfase à participação dos jovens em todas elas.

O cientista, acompanhado da esposa, Margareth Kroto, foi recebido na UFV pela reitora, professora Nilda de Fátima Ferreira Soares. Participaram do encontro, na Reitoria, o professor Luiz Cláudio de Almeida Barbosa, responsável pela visita; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Eduardo Gomide Seiti Mizubuti; o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, professor Carlos de Castro

Goulart; a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, professora Maria Goreti de Almeida Oliveira; o chefe do Departamento de Química, professor Antônio Jacinto Demuner; o diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Vladimir Oliveira Di Iorio; e o diretor de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, professor Ney Sussumu Sakiyama. 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário