segunda-feira, 26 de março de 2012

Empresas que desenvolvem pesquisas em nanotecnologia com o objetivo de diminuir custos e promover melhorias em seus produtos


(informações de 2009/2010)


 Desenvolvimento de aditivos para ajudar na remoção do petróleo, sensores capazes de detectar gases e materiais para auxiliar na separação de contaminantes oleosos da água.
Criação de dutos com revestimento autocicatrizante (a ideia é de que o próprio revestimento corrija as falhas e que o vazamento não aumente)
Revestimento para fornos de processamento petroquímico (desenvolvido pela Nanox). O material formado por camadas com espessura de 100 nanômetros impede a aderência do carbono e evita as paradas para limpeza dos fornos, que geram prejuízos de 1 milhão de dólares por dia (esta tecnologia também foi testada por outras empresas brasileiras, além da Petrobrás).



 Linha de tecidos Technopolo Light: Nanomaterial que reduz a retenção de água e produz um ganho de 29% no tempo de secagem do tecido.
Materiais autolimpantes, antimicróbios e antiodores, de forma que alguns tecidos não precisam mais ser tingidos, pois incorporam nanotecnologia para autotingimento.


 Empregou materiais nanoestruturados no rack montado sobre o automóvel Idea Adventure, da Fiat. Através da eliminação da fibra de vidro (que foi substituída por um polímero nanoestruturado que une náilon e nanoargila), obteve-se uma versão 33% mais leve e 20% mais barata que a que era usada.




 Produziu uma língua eletrônica, dispositivo que utiliza sensores nanoestruturados para monitorar a qualidade de bebidas e detectar contaminação na água. E propôs utilizar o mesmo conceito num equipamento para identificar a adulteração de biocombustíveis.
Desenvolvimento de testes sobre a possibilidade de revestir frutos com nanopartículas que impedem o desenvolvimento de fungos.
Investigação quanto à possibilidade de usar, nanoestruturas de celulose para produzir plásticos.



 Desenvolvimento de pesquisas quanto à possibilidade de diminuição das partículas de medicamentos com o objetivo de aumentar a área de contato do fármaco com o meio biológico, acelerando sua ação (EX: inserir nanopartículas nas células cancerosas como forma de mata-las).

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/nanotecnologia-made-in-brazil-24082009-26.shl

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