segunda-feira, 28 de março de 2011

QUAL A IMPORTÂNCIA DA NANOTECNOLOGIA?

Depois de definirmos nanotecnologia já temos uma certa noção da importância dela para nós, mas sempre é bom lembrar que tudo nesse mundo funciona na escala nano. E nesta escala, qualquer diferença na combinação dos átomos, mesmo que mínima, gera propriedades ou características completamente distintas.

Um exemplo bem comum disso é o carbono, elemento que existe em todos os seres vivos, e em grande parte do mundo. O carbono encontrado na natureza pode, por exemplo, ser encontrado como carvão vegetal, grafite, ou diamante. Bem diferente uns dos outros quando levávamos em conta a dureza, a cor, e outros aspectos visíveis, esta diferença se dá devido às distintas formas com que os átomos estão ligados entre si.

Então, não podemos considerar a nanotecnologia como apenas a busca de se conseguir usar partículas ou materiais em um tamanho infinitamente menor do que o convencional, mas também como a busca de novos materiais com propriedades únicas e que se comportam diferentemente da matéria conhecida, essa diferença de propriedades se dá naturalmente, já que as leis que governam este mundo invisível são distintas das leis do mundo micro e macroscópico, teremos que levar em conta, neste caso, os “efeitos quânticos”.


O que são efeitos quânticos?

As drásticas e surpreendentes mudanças nas propriedades dos materiais em nanoescala são a chave para entender o poder e o potencial únicos da nanotecnologia. Essas mudanças são chamadas de “efeitos quânticos”. Sem alterar a substância, só reduzindo o tamanho dos materiais, eles podem ter novas propriedades, como condutividade elétrica, elasticidade, maior resistência, cor diferente e maior reatividade - características diferentes das que essas mesmas substâncias têm em escala micro ou macro.

Por exemplo:

O carbono na forma de grafite é macio e maleável. Diminuído à nanoescala, pode ser mais resistente e seis vezes mais leve do que o aço.

O óxido de zinco é branco e opaco. Em nanoescala torna-se transparente.

O alumínio – o mesmo das latas de refrigerante – em nanoescala

pode pegar fogo espontaneamente e poderia ser utilizado como combustível para foguetes.

A platina é inerte – em escala nano torna-se um potente catalisador que acelera a velocidade das reações químicas.

Um comentário: