terça-feira, 29 de março de 2011

Nanotubos de carbono

A cada ano são descobertas novas aplicações para estas novas moléculas desenvolvidas em laboratório. Os nanotubos de carbono são cilindros longos e finos, com diâmetro entre 1 e 10 nanômetros. São cerca de cem vezes mais resistentes do que os tubos de aço, com sexta parte do seu peso) podem atuar como condutores de eletricidade ou semicondutores e são excelentes na transmissão de calor.

O estudo da interação das paredes dos nanotubos com metais como ouro e ferro contribui para um melhor entendimento da ligação nanotubo-metal, importante na formação de contatos metálicos para medidas elétricas e nos processos de crescimento de nanotubos na presença de catalisadores metálicos. A interação de nanotubos com a superfície de um material é um aspecto importante para os arranjos experimentais que envolvem medidas elétricas em nanotubos individuais. Na microeletrônica, o material mais utilizado é o silício e, assim, muita pesquisa tem sido feita no sentido de se entender melhor a interação dos nanotubos com os átomos desse elemento químico, largamente usado na fabricação de chips e microprocessadores empregados em computadores.

Na medicina, os nanotubos podem ser usados como reforço estrutural de partes do corpo, no rearranjo do DNA e no armadilhamento de micromoléculas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário