segunda-feira, 28 de março de 2011

AFINAL, O QUE É ESSA TAL DE NANOTECNOLOGIA?


Se há uma pergunta difícil e capciosa de responder, é esta. Na mídia, na escola, no consultório médico ou na academia se houve falar de nanotecnologia, mas uma definição concreta e concisa deste termo não há.

No próprio meio cientifico ainda não se tem uma definição padronizada, ou amplamente aceita pelos cientistas sobre o que seria a famigerada nanotecnologia. Mas para efeito pedagógico resolvemos compilar as inúmeras definições que encontramos em somente uma, para ajudar e orientar, você, digno leitor!

O prefixo grego “nano-” é referente a anão/diminuto e tem a mesma etimologia da palavra que muito de nós usamos para deboche, “nanico” . Então, de certo, esta palavra se refere a coisas pequenas. Mas que tipo de coisas pequenas? Poderíamos responder que são aquelas que não se enxerga a olho nu, mas isto seria falar de infinitas coisas, como por exemplo bactérias, a nanotecnologia vai além disso, busca algo menor do que as próprias bactérias ou vírus, ela se dirige especialmente aos átomos e moléculas.

Desta forma apresentaremos diversas formas de definir nanotecnologia:

NANOTECNOLOGIA é a manipulação de estruturas atômicas e moleculares, em escala industrial, que estão presentes em uma escala que corresponde a um bilionésimo de metro ou um milionésimo de milímetro (10-9m),esta escala é denominada “nano”. A escala nanométrica está entre 0,1nm e 100nm. Paralelamente, a ciência que envolve o conhecimento das propriedades e potencialidades nessa escala é denominada de NANOCIÊNCIA. (TOMA,2004).

NANOTECNOLOGIA também pode designar a ciência relacionada à manipulação da matéria ao nível molecular, visando à criação de novos materiais, substâncias e produtos, com uma precisão de átomo a átomo.(WAITE GROUP PRESS, 2005).

NANTOTECNOLOGIA é o ramo da ciência que estuda novos materiais ou o comportamento desses (PEREIRA,HONÓRIO & SANNOMIYA, 2009).

NANOTECNOLOGIA é a capacidade de sintetizar, manipular e caracterizar matéria em escala nanométrica (inferior à 100nm ) (RUBIO, 2006).

O grupo que criou o COLUNANO acredita que devido os propósitos do blog e das especificidades sobre o tema que é preferível adotarmos a primeira definição. Isto porque ela é mais ampla, dificultando um pouco mais em cair em armadilhas de definições, ao passo que as demais, se voltam totalmente para aquilo que chamamos de nanotecnologia aplicada. Outro motivo da escolha é nosso público alvo que se concentra em alunos do ensino médio, e simpatizantes com o tema, sendo que a definição escolhida é mais coerente com o conhecimento relacionado ao Segundo Grau e os parâmetros de orientação pedagógica contidas no texto “Afinal, o que é nanociência e nanotecnologia? Uma abordagem para o Ensino Médio”.

O fato de escolhermos uma definição para trabalharmos, não quer dizer que descartamos as demais, muito menos a possibilidade de maior objetividade nas três não escolhidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário