segunda-feira, 28 de março de 2011

NANOCIÊNCIA X NANOTECNOLOGIA - HÁ DIFERENÇAS?

Quando optamos pela a definição de nanotecnologia com a qual o blog segue é necessário observar que ainda na definição é colocado um distanciamento entre nanotecnologia e nanociência. O que é extremamente pertinente, tecnologia no caso seria a ciência aplicada, tecnologia deriva do grego techné- que significa arte, ofício, pratica mais o sufixo –logos que na sua acepção representa o conhecimento. Quando se une o radical com o sufixo temos algo que pode ser descrito como a aplicação do método cientifico, com objetivos práticos e comerciais, justificando a questão da manipulação dos átomos.

Já a nanociência é o conjunto de conhecimentos adquiridos ou produzidos que visam compreender e orientar a natureza e as atividades humanas, enquanto a tecnologia é o conjunto de conhecimentos, especialmente, princípios científicos com aplicabilidade em determinado ramo de atividade, com fins industriais, isto é, a aplicação do conhecimento cientifico adquirido de forma prática, técnica e economicamente viável.

Porém, em muitos casos as pessoas falam de nanotecnologia como pesquisa cientifica, ou seja, o termo utilizado como sinônimo de nanociência, isto porque nanotecnologia é um termo mais comum, mais usual, apesar de sabermos que a distinção entre os termos nanociência e nanotecnologia é igualmente comparáveis à diferenciação entre ciência e tecnologia na acepção moderna de ambas as palavras. Leitor, apesar de muitas vezes nanotecnologia é usada como sinônimo de nanociência, ou o contrário, é bom que fique claro na sua cabeça a diferença que enventualmente as duas podem ter! Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário