terça-feira, 29 de março de 2011

Um pouco mais sobre a importância da nanotecnologia

A nanotecnologia possibilita a fabricação de produtos com características diferenciadas ao manipular a estrutura molecular, alterando a geometria ou “arquitetura” da composição das moléculas dos materiais. A manipulação em escala na­nométrica permite a modificação e melhoramento e até mesmo a criação de novos materiais, substâncias comuns podem apresentar características dife­rentes quando são sintetizadas em escala nanométrica. Com a nanotec­nologia, é possível combinar átomos para a formação de produtos, só que com propriedades diferenciadas dos produtos normais. E é esse o motivo da grande exploração e interesse nesses novos materiais.

Conhecendo-se as leis e tendo a capacidade de manipular nanoestruturas, pode-se controlar várias propriedades fundamentais dos materiais sem que seja necessário alterar a composição química do material. Assim, novos produtos e tecnologias estarão disponíveis para serem utilizadas. Outra propriedade interessante destes materiais é sua propriedade de auto-organização natural, formando estruturas maiores, similares às estruturas biológicas.

Devido às inúmeras aplicações da nanotecnologia, esta já é muito importante e será ainda mais com o desenvolvimento das futuras tecnologias que possibilitaram uma revolução em todas as áreas do conhecimento humano e também no cotidiano das pessoas, por isso a nanotecnologia é chamada de supraciência. A tecnologia atual que avança na escala nanométrica, está rompendo as barreiras do mundo clássico para ingressar no domínio quântico dos átomos e moléculas. Essa onda, que se anuncia como a maior revolução tecnológica de todos os tempos, poderá transcender a própria Química ao ir ao encontro dos sistemas organizados e nanomáquinas moleculares que sustentam a vida.

Alguns defensores acreditam ainda que a Nanotecnologia criará meios de produção com menor degradação à natureza. Processos mais limpos poderão ser utilizados na fabricação de diversos materiais, aumentando a eficiência no uso dos insumos, como matéria-prima e energia, e ainda reduzindo o nível de poluição. Além da nanotecnologia poder ser usada na prevenção de poluição ou dos danos indiretos ao meio ambiente e no tratamento ou remediação de poluição.

Muitas empresas e órgãos estão investindo milhões em nano­tecnologia devido aos benefícios que podem adquirir. A inovação tecno­lógica terá impactos na sociedade, na economia, no campo social, nas políticas adotadas e no setor humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário