sábado, 13 de abril de 2013

Novo trabalho da UFV em Nanociência e Nanotecnologia é reconhecido internacionalmente.



O artigo "A multiscale model to evaluate the efficacy of anticancer therapies based on chimeric polypeptide nanoparticles," publicado no Applied Physics Letters 98, 053703 (2011), dos autores Letícia Ribeiro Paiva e Marcelo Lobato Martins, foi selecionado para a edição de 21 de Fevereiro do Virtual Journal of Nanoscale Science & Technology. 
O Virtual Journal, editado pelo American Institute of Physics (AIP) e American Physical Society (APS) em colaboração com várias outras sociedades internacionais de Física, é uma coletânea dos melhores artigos de pesquisa nas fronteiras da Nanociência e Nanotecnologia. O trabalho selecionado integra a tese de doutorado de Letícia, defendida ontem, dia 1º, e demonstra a qualidade do Programa de Pós-Graduação em Física na UFV. 
A tese, orientada pelo professor Marcelo e co-orientada pelo professor Silvio da Costa Ferreira Júnior, trata de modelos matemáticos de múltiplas escalas para a viroterapia oncolítica e nanoterapia de tumores.
A tese demonstra que a matemática é uma ferramenta valiosa para se entender a não-linearidade e complexidade envolvidas na terapia do câncer. Por meio da matemática é possível revelar a influência dos parâmetros que especificam a interação tumor-drogas no resultado terapêutico, guiar novos experimentos ao apontar processos fisiológicos que mereçam mais investigação e evitar o excesso de testes clínicos necessários para o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes.

Fonte:



Nenhum comentário:

Postar um comentário