segunda-feira, 15 de abril de 2013

[Ásia] Nanotecnologia usada para impressões em espaços minúsculos


São incríveis e curiosos os avanços que a Nanotecnologia é capaz de trazer. Em Singapura, um grupo de cientistas conseguiu “encolher” a página de uma edição da revista playboy até o tamanho de um fio de cabelo, através de um novo método de impressão em cores.
Os cientistas explicam que a nova técnica consegue imprimir imagens coloridas de até 10 mil pontos por cada 2,5 centímetros e que pode ser usada para fazer marcas d’água e mensagens secretas para fins de segurança.
Ao invés de usarem tintas normais e a impressão convencional, os cientistas produziram as cores com nanopartículas de prata e ouro ‘incrustadas’ numa superfície de silicone. Antes de ser banhada em metal, a imagem foi ‘desenhada’ em silicone por meio de um aparelho para fabricação de circuitos integrados em escala manométrica. Depois desse processo, o pedaço de silicone é banhado numa camada de metal. O depósito do metal dentro dos pontos criou ‘nanodiscos’ metálicos dentro da figura.
A luz reflecte em cada um dos nanodiscos numa frequência distinta, criando diferentes cores. Por causa do tamanho e da necessidade da luz, a imagem colorida só consegue ser vista ao microscópio.

Fonte: 
http://www.nature.com/nnano/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário