Utilização de polieletrólito em associação com nanocristais de celulose como alternativa para melhorar a resistência do papel é o título do trabalho ganhador de prêmio no 45º Congresso Internacional de Celulose e Papel da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) e VII Congresso Ibero-Americano de Pesquisa de Celulose e Papel (CIADICYP/2012).
Os autores do trabalho são: a professora Deusanilde de Jesus Silva e o técnico Abelardo Barreto de Mendonça Neto, do curso de Engenharia Química, do Departamento de Química da UFV; o professor Rubens Chaves de Oliveira e a doutoranda Juliana Cristina da Silva, do curso de Engenharia Florestal da UFV, além do professor José Mauro de Almeida, do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
O trabalho envolveu nanotecnologia aplicada ao processo de produção de papel, para a melhoria de suas propriedades de resistência. Foram produzidos nanocristais de celulose adsorvidos sobre as fibras de eucalipto, em associação com polieletrólito, possibilitando aumentar em 16,5% a resistência à tração.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário