segunda-feira, 15 de abril de 2013

Nanobeleza.

                O pesquisador e físico do Laboratório de Nanomateriais da UFMG, Luiz Ladeira, de sessenta e um anos desenvolveu um creme à base de ouro para reduzir rugas, manchas e dar elasticidade a pele, com ajuda de uma das mais promissoras tecnologias na atualidade: A Nanotecnologia.
                E foi ao decorrer de uma de suas pesquisas que o físico se interessou também pelo uso de nanopartículas de ouro na medicina, então de forma independente, passou a investigar em sua casa qual seria a melhor concentração e quais elementos ligar ao ouro 24 quilates para que ele ficasse bioativo. Depois começou a produzir de maneira artesanal o creme e distribui-lo à pessoas conhecidas.
              “Quem usava sempre me pedia mais. Vi que havia um nicho para o creme”, diz Ladeira. Na formulação, ele usa ouro coloidal, que são partículas do metal na faixa de 1 a 50 nanômetros. Um nanômetro corresponde a 1 bilionésimo de metro. “O segredo são essas nanopartículas de ouro que são capazes de gerar uma interação física com a derme e trazer benefícios.”
               Cosméticos à base de ouro são um negócio de grandes grifes. A americana Avon é algumas das empresas que já comercializam produtos com o metal. Elas sustentam que as propriedades do ouro ajudam a dar mais vitalidade à pele, que ajudam a protegê-la de toxinas, a dar uma aparência mais jovem e que apagam as imperfeições e linhas de idade.
               Os preços de alguns desses produtos são dignos da fama dessas grandes grifes. Um potinho de 30 ml da La Prairie, por exemplo, é vendido pelo site da empresa por US$ 150. No boca a boca, em Belo Horizonte, um pote de 50 gramas do creme desenvolvido pelo físico é vendido a R$ 50. E a linha está aumentando.
              Apesar disso, existem muitos registros históricos de tratamentos de beleza com ouro. A medicina indiana, em particular, é pródiga nessa área. Mas do ponto de vista científico, não há documentação e pesquisas suficientes que atestem os efeitos estéticos do emprego de produtos á base do metal, diz Machado Pinto. “Os eventuais benefícios e eventuais riscos só serão conhecidos após anos de uso e pesquisas.”

Um comentário:

  1. Viva Las Vegas Videos : youtube - VIVEBLOODTV
    Viva Las Vegas videos. The only place to watch Viva Las Vegas videos, Viva Las Vegas videos, and Viva online converter of youtube to mp3 Las Vegas videos. Find more on VIVAVE.CC.

    ResponderExcluir