A N&N apresenta um aspecto interessante sobre a natureza do conhecimento, ela é multidisciplinar. Inúmeros campos das ciências exatas e naturais encontram respaldo na nanotecnologia e na nanociência, sendo, é claro, altamente especializada em sua aplicação. Para alguns, a Nanotecnologia se tornou uma supraciência.
Na N&N a linha que separa os ramos de conhecimento e torna as disciplinas distintas se tornou demasiadamente tênue, e é por isto que a nomeamos como uma tecnologia de convergência.
O poder da ciência do invisível está realmente na convergência de disciplinas tradicionais como a Biologia, Matemática, Química e Física e das novas tecnologias emergentes no cenário mundial. Cria-se então, um novo paradigma cientifico.
Mas porque será que a nanotecnologia tem este poder de convergência? Explicamos: A nanotecnologia torna essa convergência possível, já que as unidades de construção de toda a matéria (átomos/moléculas) tem sua escala nano. Nessa escala, é possível a convergência entre o orgânico e o inorgânico. Para a nanotecnologia o DNA é uma molécula qualquer como se igualando a molécula mais simples de gás hidrogênio.Essa convergência impar que só ocorre na nanotecnologia tem como conseqüência novos produtos e novas implicações na vida humana.
De várias formas é nomeado este novo paradigma, pelo GRUPO ETC ele é chamado de BANG (de Bits, Átomos, Neurônios, Genes), na América achamos referência de NBICs (de Nanotecnologia, Biotecnologia, Informática e Ciências cognitivas), e na comunidade européia é conhecido como CTEK ( Convergentes para a sociedade Européia do Conhecimento).
Pensar na convergência tecnológica é ir muito além de questões como a toxidade dos processos e dos produtos nanotecnológicos, por exemplo. Ela engloba aspectos imprevisíveis de ordem ética, social e ambiental, pois traz mudanças desconhecidas para toda a humanidade. As mudanças podem ser simples melhoria de vida ou impactos de grandeza incalculável na sociedade, tanto para nossa geração como para as outras que virão.
O que sabemos é que assumir a nanotecnologia e suas implicações como tecnologia de convergência é uma faca de dois gumes que pode trazer benefícios, mas também riscos, assim como qualquer nova tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário