A nanociência e nanotecnologia baseiam-se na manipulação da matéria em escala nanométrica, estão emergindo como áreas de grande destaque para o desenvolvimento científico e tecnológico em um futuro próximo. Estas áreas são definidas como multi ou transdisciplinares por natureza. O que explica a grande aplicabilidade da nanotecnologia. Portanto, a nanociência pode ser um ótimo exercício de inter- e multidisciplinaridade no ensino. Várias áreas seguem como básicas para as nanociências, dentre elas podemos citar a física, principalmente a física quântica, a química de estruturas moléculas, cristalinas ou amorfas. Várias áreas do conhecimento convergem quando manipulamos a nanoescala, tendo como consequência novos produtos e novas implicações na vida humana. Esta multidisciplinaridade enriquece o conhecimento nas áreas, mas também coloca um grande paradigma para a área de educação: Como trabalhar temas com esta complexidade em diferentes ramos da sociedade, desde o ensino fundamental até a sociedade em geral?
Uma alternativa de resposta para essa questão é ilustrar, por meio de atividades, as potencialidades da escala nanométrica, através de uma transição da escala macroscópica e microscópica para escala nanométrica. Essas atividades simples podem ser utilizadas com alunos ensino fundamental, médio ou iniciantes nesta fascinante área. Uma das principais vantagens do uso tecnológico de materiais na escala nano, deve se ao grande aumento de área superficial quando convergimos de uma escala macro para a nano. Esta é uma propriedade de grande interesse já que boa parte das aplicações depende do aumento da área de contato das partículas consideradas. Este fato é demonstrado, muitas vezes, a partir de uma abordagem simplificada de macroestruturas cúbicas e esféricas atingindo suas respectivas nanoestruturas, com um aumento substancial na área superficial das estruturas.
Portanto, é essencial que alunos e professores do ensino básico conheçam o que é, a potencialidade e os efeitos da nanociência e da nanotecnologia, visto que estas áreas prometem fazer uma nova revolução tecnológica. Diversos países já possuem disciplinas que abordam temas específicos de nanociência e nanotecnologia, desde o ensino infantil até o ensino médio (COLLEGE, 2008; INITIATIVE, 2008) desta forma, retratando a importância de levar essas informações na formação do cidadão conhecedor e crítico.
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